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Black Friday está chegando. Como se preparar?


A Black Friday é um feriado de compras do ano que ocorre comumente no Dia de Ação de Graças de Novembro, mais amplamente definido como estendendo-se desde a madrugada de quinta-feira até o fechamento dos negócios no domingo. Muito famosa nos Estados Unidos, a promoção ganhou o Brasil e entrou oficialmente no calendário do varejo nacional.


Durante esse tempo, muitos varejistas oferecem pechinchas e descontos estratégicos. Os brasileiros aderiram ao Black Friday como um hábito de consumo e aguardam ansiosos para consumir as promoções especiais.


Um dos cenários que vem crescendo, ano a ano, com o Black Friday são as vendas do e-commerce que, segundo a pesquisa feita pela Neotrust/Compre&Confie, crescem 31% e passam de R$ 5 bi para R$ 6,4 bilhões em 2020. Foram realizadas 7,6 milhões de compras online, representando um aumento de 24,7% maior que no mesmo período do ano anterior.


O vestuário foi o segmento mais atrativo, respondendo por 16% de todas as compras feitas na Black Friday 2020, especialmente roupas esportivas, que têm sido tradicionalmente a compra mais popular nos últimos anos. Os varejistas esportivos viram um boom de compradores digitais no ano passado, com os clientes enviando mais de 8 milhões de cliques para esses portais digitais durante o feriado.


Esse crescimento se deve, em parte, à crescente confiança do consumidor, aos varejistas de comércio eletrônico mais experientes e ao aumento do uso de análise de dados para rastrear compradores on-line.


A melhor maneira de aproveitar a Black Friday é ter um planejamento em vigor.


Quando falamos de Black Friday temos que levar em consideração ações significativas, então um bom planejamento te ajuda a chegar na melhor estratégia para o cliente e principalmente para o seu negócio. Listamos alguns pontos que podem te ajudar:


  • Se você quer aproveitar a data para "desovar" produtos que estão parados ou tiveram pouca saída, planeje descontos atrativos (50%, 60%, 70%...) para essas peças, algo que vá diminuir a sua margem de lucro, porém fará giro de mercadoria e irá proporcionar caixa para renovação do estoque.

  • Se você é uma nova marca no mercado e quer aproveitar a onda de consumo para atrair novos clientes e disseminar sua marca/produto, invista em estratégias cross-sell: compre um e leve outro produto, descontos progressivos (5 ítens: 50% de desconto) ou até mesmo frete ou entrega delivery grátis.

  • Agora, se seu plano é fidelizar clientes, faça ações exclusivas para sua base. Busque parceria com empresas que atendem o mesmo público alvo e crie um brinde surpresa para clientes que comprarem no período. Aproveite também para lançar algum tipo de cartão fidelidade com pontuação ou cashback, ou até mesmo, aproveite o momento para reativar com ações personalizadas e segmentadas com clientes que não compram há um determinado período (6 meses - 24 meses).


Muitas pessoas estão procurando maneiras de aproveitar ao máximo a Black Friday. Uma maneira de fazer isso é implementando estratégias de marketing digital para divulgar o que você planejou.


Quais estratégias de marketing digital são perfeitas para esta época da Black Friday?


Existem muitas ações que podem ser tomadas para aproveitar ao máximo a Black Friday, mas aqui estão 5 que ajudarão você a começar:


- Criar uma página de captação (Landing Page) com uma oferta isca exclusiva, como por exemplo: "Receba com antecedência de 24hrs nossas promoções especiais de Black Friday e tenha acesso as melhores promoções", para atrair leads qualificados e aumentar sua base.


- Ter uma régua de ativação de base de leads de e-mails marketing segmentados que ativem a curiosidade e gerem necessidade de consumo nos seus leads.


- Criar uma LiveShop nas suas redes sociais para mostrar quais produtos estarão na ação.


- Incentivar reposts ou publicação para ter descontos exclusivos.


- Promover uma ação especial no seu espaço físico, rastrear quem visitou seu estabelecimento através de um pixel do Facebook e criar uma campanha de remarketing.


- Contratar uma agência especializada em Inbound Marketing para que você não precise se preocupar com a divulgação e possa focar nas vendas, atendimento e lucro!


> Quer aproveitar da melhor forma o próximo Black Friday? Fale com Noi!


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