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Importância do Marketing Digital para Empresas B2B



“Mas minha empresa vende para indústrias", “Atendo o intermediário”, “Meu produto é muito técnico”. Quantas vezes ouvimos argumentos como esses, por parte de indústrias, quando questionadas se estavam presentes no digital!


Pois bem, por essas e tantas outras objeções que entendemos a ausência da compreensão sobre o que é o marketing digital e até onde ele vai! Por isso, VAMOS COMEÇAR DO COMEÇO!


MARKETING TRADICIONAL X MARKETING DIGITAL

Qual indústria não faz ou já fez ações de MARKETING?

Desde participações em eventos, feiras, congressos, patrocínios ou mesmo anúncios em veículos especializados e segmentados, sempre traçamos estratégias que nos levem a um único objetivo, aquele que tanto temos em comum com a equipe comercial: VENDA!!! Então por que não explorar o marketing digital como mais um canal de comunicação sobre o seu negócio?


Quando falamos em marketing digital, automaticamente a maioria dos indivíduos visualiza páginas nas redes sociais com uma sucessão de posts sobre sua empresa ou alguma data comemorativa. Ou ainda, imaginam um disparo massante de emails marketing para uma base de leads captada sabe-se lá de onde,mas que está no sistema da empresa há tanto tempo, então "porque não usa-la?”. Dessa forma, as pessoas imaginam uma série de ações fragmentadas, as quais elas já ouviram falar ou viram em algum lugar, e presumem que, daquela forma, aquilo não é benéfico para o seu negócio…”errado não tá", afinal, ações “jogadas” sem uma sequência e sincronia, são apenas ações infundadas.



MARKETING DIGITAL COM ESTRATÉGIA

Assim como não podemos dividir o marketing tradicional do marketing digital, não podemos fragmentar as inúmeras possibilidades dentro do digital e fazer uma OU outra. Se não desenhamos cada trama, desenvolvemos um planejamento, traçando todas as estratégias e mapeando as ações a serem executadas dentro de cada etapa de um funil, o tiro sai pela culatra! A premissa básica da estratégia do marketing digital é transportar todo o entendimento da jornada do seu cliente atual para o cenário virtual, de forma que obtenhamos pessoas realmente interessadas em adquirir o seu produto / serviço e, consequentemente, a sua equipe de vendas tenha prospecções mais quentes e certeiras.


O sagrado funil:

Tanto falamos em funil e, partimos do pressuposto que, se você tem alguma vivência em marketing ou vendas, já conhece o dito cujo. Entretanto, vamos ilustrar aqui para estarmos todos na mesma página:

Dentro de cada uma dessas etapas, trabalhamos determinadas ferramentas com conteúdos diversificados porém com uma narrativa concisa, a qual traduz o posicionamento do seu negócio!


A “brincadeira” é simples: para eu conseguir alguém que realmente faça sentido para o meu universo (cliente ideal), eu preciso me relacionar com ele. Para eu me relacionar com ele, eu preciso do mínimo de informação a seu respeito (email ou telefone). Para ele me passar suas informações básicas, eu preciso atraí-lo, a fim de que ele venha até mim (inbound)!.Façamos um parênteses bem rapidamente nesse tema:


OUTBOUND = MARKETING ATIVO (Eu bato na porta daquele prospect oferecendo meus produtos e serviços sem saber ao certo se ele tem interesse ou precisa daquilo. = prospecção fria)


INBOUND = MARKETING DA ATRAÇÃO (O meu prospect bate na minha porta porque precisa das minhas soluções e lembrou de ter visto minha empresa em algum lugar no mundo virtual = prospeção quente)


Pois bem, entendido isso, mostramos aqui alguns exemplos das ferramentas / materiais que podemos trabalhar dentro de cada etapa, considerando a jornada do seu prospect:

  • Atração: Conteúdo nas redes sociais (seguindo funil AIDA); Anúncios (campanhas), pop ups no site; SEO

  • “ Redes sociais, mesmo se eu for indústria?” A resposta é: SIM! Afinal, toda indústria é gerida por um ser humano / tomador de decisão o qual provavelmente está nas redes sociais.

  • Conversão: Landing pages; formulários de captação

  • Relacionamento: Email mkt, Newsletter SEGMENTADAS, sempre!!!

  • Vendas: CRM

  • Análise: Cross check entre equipes e análise dos resultados com o objetivo de aprimorar ou adaptar determinada campanha.



INBOUND MARKETING x INDÚSTRIA B2B:

Após essa explicativa sobre o inbound, vamos lá as razões primordiais pelas quais você deve começar AGORA a aplicar essa estratégias para a sua empresa:

  1. Através de estratégias bem estabelecidas você consegue ter uma maior compreensão sobre a persona do seu negócio, suas dores e seus anseios;

  2. Trata-se de uma estratégia totalmente mensurável, versátil e adaptável;

  3. Auxilia no posicionamento da sua empresa nos sites de busca. Buscadores como o Google ou o Bing, por exemplo, estão à procura de sites e blogs que sejam relevantes com informações claras e otimizadas;

  4. O investimento é inferior às mídias convencionais e conseguimos alcançar um público mais segmentado com mais chances de conversão.


A Estrela Aviamentos, indústria voltada ao setor têxtil, atendendo ao intermediário com suas soluções, após um ano de implementação e aplicação das estratégias de inbound marketing, teve um aumento de 92,20% de oportunidades qualificadas e elevou seu volume de vendas em 500%.


A Nutrenzi Soluções Ambientais, indústria do setor ambiental, a qual oferece soluções biotecnologicas para outras industrias, primordialmente, empresas de papel e celulose, há 2 anos trabalha o marketing digital aliado às suas ações de outbound, com uma média de 5 leads qualificados por semana captados exclusivamente através das campanhas planejadas com segmentações específicas, auxiliando assim os representantes de vendas distribuídos por todo o país.



VAMOS COMEÇAR COM O PÉ DIREITO?

Se você já começou a implementar estratégias de Marketing Digital na sua indústria e ainda não viu resultados concretos (zero oportunidades qualificadas), talvez você precise calibrar alguma etapa do sagrado funil, bem como seus materiais. Um diagnóstico preciso pode ser um bom começo para você “virar a chavinha” e vir com Noi!


> Quero fazer um diagnóstico sobre as estratégias digitais da minha indústria com a NOI.



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