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INBOUND MARKETING X OUTBOUND MARKETING


O que é Marketing Inbound e Outbound?

Comecemos do começo, afinal, essa dúvida sempre paira na mente do usuário digital, que está começando a pesquisar novas estratégias para implementar no seu negócio, visando resultados, claro!


Ao pesquisar sobre Marketing Digital para Empresas, você com certeza, já se deparou com o termo Inbound Marketing como oposição ao Outbound Marketing. Contudo, você também certamente, se deparou com muitas explicações talvez um tanto quanto complexas e pouco objetivas, certo? Por isso, estamos aqui para tentar clarear de forma prática e direta essa questão, ok?




Confira matéria postada no blog da Noi Digital Marketing, anteriormente, sobre o consumidor do futuro 2022:

https://www.noicomunicacao.com.br/post/o-consumidor-do-futuro-2022



Outbound Marketing

Primeiramente, falemos daquele que reinou por tantos anos na nossa sociedade e que, de forma alguma, está extinto. Ele ainda é adotado, sim, por grandes empresas, de forma muito estratégica, a fim de complementar a força de venda e expandir prospecções.


Contudo, a diferença é que, essas mesmas grandes empresas, utilizam dele como estratégia COMPLEMENTAR ao Inbound (o novo)!


Outbound Marketing, nada mais é do que o Marketing ATIVO, ou seja, quando você “bate na porta” do seu prospect.


Em outras palavras, são ações que você realiza direcionada a um prospect que você qualificou como uma oportunidade, sem que ele tivesse externado qualquer interesse inicial pelo seu produto / serviço ou segmento de atuação.


Tradicionalmente, equipes de venda, mapeiam as áreas geográficas nas quais almejam atuar, segmentam as empresas que nelas se encontram e então partem para o ataque, através de ligações, envio de e-mails direto, ou mesmo com materiais de comunicação os quais falam diretamente sobre o seu produto ou serviço. Notem que a diferença dos termos (Outbound x Inbound) não está entre distinguirmos ações online x offline. Você pratica o OUTBOUND, por exemplo, a partir do momento que envia um conteúdo sobre o seu negócio no inbox de alguém (email ou direct message - cenário digital) sem que esse indivíduo o tenha solicitado. É aí que se consagra o termo OUTBOUND.



Inbound Marketing (O NOVO)

Ou, não tão novo assim. Afinal, te garantimos que muitos dos seus concorrentes já estão investindo nessa estratégia de marketing digital de performance há tempos, antes mesmo que a pandemia antecipasse a revolução digital.


Porém, não estamos aqui para amedrontar ninguém e sim, clarear esse conceito e mostrar a você o quão importante ele é para gerar oportunidades qualificadas, principalmente após novas leis direcionadas à proteção de dados na internet (falaremos mais para frente).


Inbound Marketing, é o Marketing PASSIVO (daí o entendimento de ser o oposto do Outbound). Também fortemente conhecido como o Marketing da ATRAÇÃO, sua premissa está em, justamente, ser atrativo o suficiente para que o seu prospect bata na sua porta com grande interesse no seu produto / serviço, já sabendo, de forma ampla, para que ele serve e, portanto, com mais chances de efetuar uma compra! Afinal, se ele foi até você, é porque ele viu valor agregado em algo que você mostrou dentro de uma jornada de compra, certo?


Entretanto, para que ele funcione, é fundamental que você não trabalhe a sua comunicação, exclusivamente, com oferta direta, mas sim, que se abasteça de estratégias que façam esse prospect seguir uma jornada de compra, pautada num funil de vendas, na qual você começa apresentando conteúdos boca de funil e finaliza com conteúdos fundo de funil que o levem a tomar ação que você tanto espera, isto é, que ELE TE PROCURE!!


Ishhh, “bugou”? Vamos a um breve glossário abaixo!


Como fazer Inbound Marketing


Quando pensamos em Inbound Marketing, ou Marketing da Atração, automaticamente pensamos no funil de vendas e suas etapas. São elas:

Atração

Conversão

Relacionamento

Vendas

Análise


Quando falamos em desenvolvermos conteúdos boca de funil (começo desse funil - atração), estamos falando justamente de conteúdos mais amplos, que falam indiretamente sobre o seu segmento atuante, mas não necessariamente destrincham sobre a sua empresa e seu serviço. O segredo aqui é ser MUITO atraente, ousar das diversas possibilidades de anúncios do Google, posts das redes sociais e seus diversos posicionamentos (reels, feed, stories, etc), material rico e principalmente, ter um SITE avassalador! O segredo aqui é CONTEÚDO com excelente narrativa e identidade visual!


Uma vez que ele se sentiu atraído pelo seu conteúdo, há grandes chances de ele percorrer a trilha do sucesso. Isto é, cair naquela landing page segmentada, deixar seus dados principais, a fim de receber um contato comercial e, por fim, agendar uma reunião direcionada sobre suas necessidades.


Nesse contexto, o Inbound Marketing acaba sendo um SUPER PARCEIRO das equipes de vendas, uma vez que, quando eles recebem esse lead - ou prospect qualificado, eles fazem o contato muito mais animados e investem menos tempo em convencimento e mais tempo em explicação direcionada.


Confira matéria postada no blog da Noi Digital Marketing, anteriormente, sobre Inbound para empresas B2B:

https://www.noicomunicacao.com.br/post/import%C3%A2ncia-do-marketing-digital-para-empresas-b2b



Exemplos de materiais altamente recomendados em estratégias de Inbound Marketing


São vários e, como falamos, tudo depende da estratégia e das tramas traçadas.Elencamos aqui alguns indispensáveis:

Ebook

Newsletter

E-mail Marketing

SEO

SEO

SEO

SEO….Simmm, palavra de ordem para a vitrine principal do seu negócio: SEO - Search Engine Optimization - Otimização de ferramentas de busca, vulgo: trabalho aprofundando em palavras chave as quais alavancam seu ranqueamento organicamente nas ferramentas de busca!


Mas, como tudo no digital, uma ação não exclui a necessidade das outras! Portanto, se você tem um e-commerce, por exemplo, não existe a possibilidade de você não trabalhar uma automação de e-mails marketing e newsletters frequentes. Porém, isso é só um exemplo para vocês verem como TUDO depende muito do seu segmento de atuação e tantos outros fatores dignos de uma análise aprofundada, inicialmente.


Confira matéria postada no blog da Noi Digital Marketing, anteriormente, sobre dicas para destravar sua loja virtual (e-commerce), otimizando o UX (user experience):

https://www.noicomunicacao.com.br/post/6-dicas-de-ux-user-experience-para-destravar-sua-loja-virtual



LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) x Oferta direta sem consentimento


Como mencionamos acima, o Inbound Marketing também pode ser um forte aliado no que diz respeito a caminhar dentro das novas normas referentes à proteção de dados do consumidor no cenário digital.


Uma vez que a estratégia parte do pressuposto de que não ofertamos NADA sem o consentimento / solicitação do mesmo, as chances de “furarmos” essa nova lei que já está sendo praticada, mas entra oficialmente em vigor em Agosto de 2021 e termos que arcar com suas multas significativas, são remotas.


Portanto, se você tem uma loja de roupas, por exemplo, e ainda acredita que está “abafando” quando envia mensagens sequenciais de produtos aos seus contatos do WhatsApp, sem que os mesmos tenham autorizado, formalmente, que desejavam receber aqueles conteúdos através daquele meio de comunicação, você não só está sendo inconveniente mas, principalmente, está indo totalmente contra a nova lei e, sim, corre o risco de sofrer penalidades drásticas!



Agência de Performance - O Marketing aliado à vendas


A Noi Digital Marketing é especialista em Inbound Marketing, isto é, o Marketing de atração.

Tendo o branding como base, olhamos de forma muito estratégica, 306º, para o Marketing Digital aliado às estratégias de vendas. Estabelecemos um plano, metas e métricas para o seu negócio. Quer entender como funciona esse processo? Vem com Noi!

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