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Marcas nas redes sociais: 3 atitudes que prejudicam o engajamento



Nos últimos anos as empresas descobriram que as redes sociais servem como um caminho eficaz de diálogo com o seu público-alvo e até mesmo com potenciais novos clientes. Para se ter ideia, o brasileiro passa, em média, quase quatro horas por dia navegando em redes sociais.


Com os internautas tão conectados, o que você anda oferecendo para eles consumirem sobre a sua marca? Existem três atitudes que são realizadas com frequência por quem não entende muito bem do mundo do marketing digital que não são legais para nenhuma marca.

Seja no Instagram, Facebook ou Youtube, os responsáveis acabam cometendo erros (listados abaixo) que podem colocar todo o funil de venda e relacionamento a perder.



1) Venda direta Os internautas estão nas redes sociais "caseiras", como Instagram e Facebook, para se distrair e consumir conteúdos que lhe agradem. Por isso é sempre bom lembrar que as redes sociais não foram feitas para vendas diretas. Todavia, elas são um ótimo caminho para informar e cativar um potencial cliente sobre o seu produto. O ideal é que 80% do seu conteúdo seja sobre lifestyle do seu público, notícias, e postagens indiretas do seu conteúdo/marca. Apenas 20% - ou menos - são sobre vendas, promoções e postagens institucionais. Acreditem, este é o erro mais comum.

2) Com quem você está falando? Reserve ao menos um dia na semana para estudar sobre o seu público-alvo. Quem curte ou segue sua página? Eles são jovens? Adultos? Moram em qual região? Se interessam por qual assunto? Não é toda marca que possibilita uma linguagem informal, com memes e gírias. É importante montar uma persona que represente todo o seu público. Feito isso, fica muito mais fácil gerar conteúdo, afinar o tom do texto e gerar engajamento.

3) Ignorar interações Uma situação muito comum - e totalmente errada - que percebo em 70% das marcas é que os analistas de marketing digital fazem de tudo para engajar os internautas, porém quando conseguem o feito, ignoram. Gostando ou não, é necessário fazer o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Se alguém comenta sua postagem, a pessoa espera uma reação. Seja uma curtida, um comentário ou um agradecimento. Mesmo que a pessoa tenha marcado outra pessoa no seu conteúdo, interaja.Se você não faz nenhuma destas três ações, parabéns! Continue assim. Caso você tenha se descuidado e cometido algumas destas falhas, ainda dá tempo de consertar. Cativar o seu público e tê-lo como embaixador da sua merca é a missão de um produtor de conteúdo/analista de marketing digital.

Por Matheus Fazolin | Jornalista

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