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Marketing Digital: tendências das redes sociais em 2021

Prestar atenção nas tendências que permeiam as redes sociais é uma tarefa indispensável para qualquer negócio, uma vez que elas despertam insights sobre o consumidor, o mercado e hábitos de consumo.

Se, em 2020, a aquisição de novos clientes e alto investimento em Marketing Digital geraram impacto direto no ROI (Retorno Sobre o Investimento), em 2021 será necessário agir estrategicamente ao investir, tendo em consideração a imersão digital que marca o século, o tempo que o usuário passa online, a seletividade e o aumento da concorrência.

Isto é, não existe isso de não investir em Marketing Digital em pleno 2021. Estudo de tendências é parada obrigatória dos profissionais do ramo, bem como de empresas que procuram dar um up no digital.

Existem diversas técnicas que auxiliam no propósito de manter um cliente ativo a longo prazo, a fim de criar uma disposição natural que o leve a se relacionar e comprar de uma determinada marca. Confira abaixo as principais tendências das redes sociais para 2021:





O branding, tom de voz e atenção às questões sociais são cada vez mais cobrados pelos públicos das marcas. Por meio do posicionamento é possível construir um relacionamento de credibilidade com os clientes, integrá-los aos valores e cultura organizacional da empresa, sendo uma vantagem competitiva quando executado de maneira estratégica. Empresas como Magazine Luiza e Natura são exemplos disso.

Fonte: Instagram Natura




Os processos da sua empresa precisam dar voz ao consumidor para opinar, contar suas experiências, etc. O usuário quer cocriar, produzir algo e ter um resultado mutuamente valorizado.

Fonte: Instagram Tracta





A despeito do crescente uso de inteligência artificial e avanços tecnológicos, o homem não deixa de ser um ser social com forte apelo do senso de comunidade, sendo demasiado o interesse em acompanhar a rotina, bastidores, etc. O conteúdo precisa passar o calor humano. Lembre-se que as organizações são organismos vivos, pois são formadas por pessoas.

Fonte: IGTV Noi Digital Marketing





O consumo de áudio via streaming, audiobooks, podcasts, webinars, workshops, videoaulas, etc, aumentou consideravelmente. As marcas devem aproveitar essa alta audiência para investir na produção/patrocínio desse novo formato de conteúdo, aliás, é hora de otimizar plataformas e sites com pesquisa por voz (voice search).

Fonte: Hypebeast





Um algoritmo é um processo, um conjunto de regras seguidas em uma operação. Considera-se a probabilidade, interações com o serviço e plataforma, outros usuários com gostos similares, horários, aparelhos, localização, tempo de uso, etc. Para personalizar o algoritmo é necessário ter clareza da persona e priorizar conteúdos com efeito parada.


Fonte: Instagram Linhanyl





É a aprendizagem online de um conteúdo consistente de curta duração, focado num objetivo, muitas vezes completos e independentes (sem longos vídeos, vários episódios, etapas, etc). Os benefícios são a otimização do tempo, conteúdo didático e acessível, mídia rica e alto potencial de absorção.


Fonte: Instagram Dra Lauren Klas





Já na infância somos incentivados a aprender “brincando”, envolvidos no lúdico e cultura maker. A gamificação é o uso de técnicas e mecânicas de jogos para enriquecer uma experiência, facilitar a aprendizagem, o envolvimento com um conteúdo denso, ser mais atrativo, gerar envolvimento emocional, rica coleta de dados e alto alcance.

Fonte: Instagram Nutrenzi





Sabe as enquetes de “eu nunca, eu já” ou “isso ou aquilo”? São ferramentas para tornar o usuário participativo. Além disso, é uma ótima forma de coletar dados para produzir conteúdo direcionado.


Instagram: Marina Vital e Fabio Ricotta


Principais Métricas: salvar e encaminhar, sendo salvar a máxima.



O TikTok, por exemplo, tem ganhado destaque ao disponibilizar ciberespaço para quem quiser gerar conteúdo com potencial de viralizar rapidamente na plataforma. Segundo a App Annie, provedor de análise de aplicativos, é previsto que em 2021 o TikTok ultrapasse 1 bilhão de pessoas cadastradas, compartilhando, curtindo e gravando conteúdos.


Reels: O principal formato atual para proporcionar alcance no Instagram, privilégio do algoritmo, aparece no Explorer, com alto potencial de viralização.

Stories: Traz proximidade com a comunidade e gera engajamento. O uso de story tende a superar as imagens e os vídeos disponibilizados no feed, por ser mais dinâmico.

Fonte: Showmetech


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