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O consumidor do futuro 2022.

Não, você não leu errado. O ano é 2021, mas para os especialistas em analisar os hábitos de consumo, já é 2022. =)

De tempos em tempos a história tem nos mostrado que, em períodos de crises humanitárias, grandes criações surgem, sendo a pandemia do COVID-19 a maior propulsora de mudanças dos últimos tempos, ressignificando hábitos de consumo. Neste contexto, é imprescindível compreender o que as pessoas irão comprar – e como criar os produtos levando isso em consideração.


É um momento de reflexão sobre quais serão os desejos dos consumidores, o que as marcas podem e devem criar, pois todos nós iremos desenvolver produtos, conteúdos e serviços para um novo tipo de consumidor. Todavia, enquanto buscamos entender o cenário que se molda, a conexão humana se manterá.




A comunidade hiperconectada se estabelecerá em 2022, uma vez que a tecnologia 5G e Wi-Fi 6 já não subsistem apenas no campo das ideias. Segundo o relatório “Internet of Things”, divulgado pela Ericsson em 2019, haverá aproximadamente 29 bilhões de dispositivos conectados em escala global – o que representa três vezes a população humana.


O estudo aponta que 75% da população mundial terá acesso à internet, bem como a promessa da melhora significativa do acesso aos usuários em áreas de alto tráfego, sem comprometer a bateria dos dispositivos.


Tais avanços tecnológicos provocam a dessincronização social, uma vez que nos tornamos ausentes do mundo real e mais presentes nas redes sociais, disparando os índices de contágio emocional digital – característica comportamental no qual uma pessoa imita os sentimentos daqueles que a cercam. No digital, esses sentimentos são propagados rapidamente em escala global.


Os principais sentimentos do consumidor que ganham espaço são: o medo, a dessincronização social, resiliência equitativa e otimismo radical.


O medo é expressado pela ecoansiedade – a preocupação crônica com as consequências geradas pelo aquecimento global e degradação do meio ambiente – a incerteza econômica e o contágio emocional.

A dessincronização social vem do desejo por estabilidade. Uma sociedade sem sincronia é aquela em que os cidadãos permanecem inertes ou seguem na comodidade de fazer as mesmas coisas; enfatiza que cada indivíduo tem sua noção de tempo e ritmo para executar as atividades da rotina.



Já o otimismo radical deriva da volatilidade social, política e econômica dos dias atuais. O radicalismo é a crença de que as coisas estão melhorando.

E, por fim, a resiliência equitativa – a capacidade de resistir, se recuperar e se adaptar à adversidade – é tema da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a sua política de 2020. No entanto, pode acontecer a obsessão pouco saudável de perseverar excessivamente apenas por conveniência, e não para desenvolver uma habilidade emocional.


Estes padrões de comportamento impactarão o entendimento sobre consumo, resultando em uma nova classificação de perfis de consumidores: os estabilizadores, os comunitários e os novos otimistas.


Os estabilizadores procuram equilibrar todas as áreas da vida mesmo em meio à incerteza, reagindo à falta de sincronização. Os comunitários têm senso de urgência para redefinir a rotina global, se acomodar em sua comunidade, mas não em sua profissão. Os novos otimistas buscam por momentos de alegria e sossego, pois estão cansados do medo, ansiedade e incertezas. O denominador comum entre eles será a necessidade de interação humana.

Tendo isso em vista, mais do que nunca, compreender e desenhar a(as) persona(s) de interesse do seu negócio, pesquisando a fundo suas dores, torna-se tarefa obrigatória para superar suas expectativas com êxito, através do seu produto e / ou serviço!

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Fonte: WGSN


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