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O que é conteúdo estratégico?


Na internet sempre ouvimos dizer sobre criar conteúdo estratégico porém, dificilmente explicam ou apresentam meios que tornem tal prática possível. Mas o que seria esse tal de conteúdo estratégico? NOI te explica!


É a produção de um conteúdo que agrega valor com um determinado propósito, sendo viável e consistente a partir de prévio planejamento, levando em consideração os objetivos da marca e métricas (KPIs - os indicadores-chave de desempenho) que avaliam o alcance, engajamento e envolvimento.


Para saber se sua empresa está produzindo um conteúdo que gera relevância é importante mensurar a percepção que a sua audiência tem sobre a marca. E isso parte da ideia de criar autoridade. Tudo é contabilizado na hora de fechar a conta: margem de lucro, brand awareness; engajamento; geração de vendas e custo por venda; etc. São diversos indicadores que apontam se o conteúdo está sendo de fato estratégico.


Falamos tanto sobre estratégia, mas esquecemos da didática. Basicamente, a estratégia são ações coordenadas de métodos e manobras planejadas para alcançar uma meta e/ou objetivo específico, e claro, precisam ser constantes e estruturadas. Você pode começar por algumas ações que consideramos fundamentais antes de produzir um determinado conteúdo, como, por exemplo:

  • pesquisa online sobre o segmento atuante;

  • pesquisa de palavras chaves / trends;

  • alinhamento com a equipe comercial do seu cliente sobre estratégias de venda;

  • estudo da persona;

  • desenvolvimento de um design thinking, a fim de preservar o posicionamento da marca e sua identidade.

Quando existe consonância entre conteúdo e estratégia, o resultado é um marketing para engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes. Vale lembrar que hoje, o público tem um leque maior de possibilidades e poder de escolha.

Imagine que o indivíduo é uma plantinha que precisa de água, luz e alimento (nutrientes absorvidos da terra). Além disso, existem emoções complexas nesse pacote e fatores externos que podem atrasar seu desempenho. Sua responsabilidade é fornecer os elementos indispensáveis para seu crescimento e desenvolvimento.


O conteúdo estratégico existe para regar e nutrir essa relação diariamente, se diferenciar da concorrência (fatores externos que podem atrasar sua performance mercadológica) e gerar uma imagem e reputação positivas. Você passar a mensagem certa ao público no momento que ele mais precisa significa que ele vai lembrar da sua marca, pois você supriu a dor dele.


É necessário investir em atração, procurar meios de envolver e agregar valor de modo a não focar somente em vender, mas em trazer benefícios para quem lê, e assim, consequentemente, a venda e o encantamento acontecem como parte do processo. Ofereça a melhor experiência possível.


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